Angiofluoresceinografia ou Retinografia Fluorescente

A Angiofluoresceinografia é um exame em que se obtêm imagens digitais da retina após a injeção de um corante (fluoresceína sódica) em uma veia do antebraço ou da mão, avaliando o seu trajeto no fundo do olho, nos vasos da retina e da coróide. É um exame importante para o diagnóstico e acompanhamento de patologias como: retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, alterações da mácula, tumores oculares, membranas, processos oclusivos da retina e degeneração macular retiniana.

Campimetria Computadorizada

O exame de Campo Visual (Campimetria) é um exame de grande importância no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças, entre elas glaucoma, doenças da nervo óptico, retina e também algumas enfermidades neurológicas. O exame é realizado por meio de aparelho computadorizado, sendo o que o último é o utilizado em nossa clínica. Cada olho é examinado separadamente. O paciente deve acusar, por meio de um botão, a percepção do estímulo luminoso situado a uma certa distância. O resultado do exame é representado mediante um gráfico. As áreas onde não apresentam respostas positivas ao aparecimento do estímulo luminoso são chamadas de defeito de campo visual ou Escotoma.

Curva de Pressão Diária

É uma técnica de exame que mede a pressão ocular por diversas vezes ao longo de um dia. Seu objetivo é observar a variação da pressão ocular, uma vez que tal variação pode ocorrer por condições de cansaço, sono e luminosidade, entre outros.

Ecobiometria

É um exame que possibilita calcular o grau da lente a ser colocada dentro do olho nos casos de cirurgia de catarata. Saber qual o melhor grau da lente intraocular permite que o paciente tenha uma melhor visão após a cirurgia. Este exame também consegue medir o comprimento do olho, o que é importante no diagnóstico de alterações no tamanho ocular.

Exame Oftalmológico

O exame oftalmológico é um teste que serve para avaliar os olhos, pálpebras e canais lacrimais de forma a investigar doenças oculares, como o glaucoma ou a catarata, por exemplo.

Geralmente, no exame oftalmológico é feito o teste de acuidade visual, porém, outros exames mais específicos podem ser feitos, como avaliação dos movimentos oculares ou da pressão ocular e, normalmente inclui o uso de máquinas ou instrumentos específicos, não causando dor e não exigindo qualquer preparo antes da execução do exame.

Gonioscopia

A Gonioscopia é o exame para avaliar o ângulo da câmara anterior. É especialmente importante para a avaliação de casos suspeitos de Glaucoma – basicamente para diferenciar casos de ângulo estreito/fechado de casos de ângulo aberto -, para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

Fotocoagulação a Laser

Muito utilizada nos tratamentos da retina, como retinopatia diabética, obstruções vasculares da retina, rupturas e descolamentos da retina, e em alguns casos de Glaucoma. O laser é capaz de selar vasos sanguíneos defeituosos eliminando as hemorragias, diminuir o extravasamento e o edema macular, realizar ablação das áreas de isquemia retiniana, promover adesão da retina nos casos de descolamento ou rupturas e bloquear áreas de degeneração periférica da retina em risco de evoluir para descolamento.

No Glaucoma, o laser promove ampliação da malha de drenagem do humor aquoso, facilitando o seu escoamento. A maioria dos tratamentos é feita apenas com o uso de colírio anestésico, além da necessidade de dilatação da pupila.

Mapeamento de Retina

Exame realizado utilizando-se o oftalmoscópio binocular indireto. Permite a análise de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo. É possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial. Esse exame é realizado com as pupilas dilatadas com colírios e não requer nenhum preparo especial.

OCT – Tomografia de Coerência Óptica

A Tomografia de Coerência Óptica é um exame baseado na interferometria óptica, capaz de mostrar em alta resolução as camadas da retina, nervo e coróide, além do segmento anterior. Não invasivo e sem necessidade de contato, trata-se do maior avanço na propedêutica oftalmológica da última década. É de grande auxílio no diagnóstico e acompanhamento de doenças retinianas e do nervo óptico. É útil no acompanhamento de pacientes com Glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Edema Cistóide da Mácula, Diabetes, Edema Macular, Buraco Macular, Coriorretinopatia Serosa Central, Membrana Epirretiniana e Tração Vítreomacular. O procedimento é um método de diagnóstico rápido, não invasivo, indolor, não contacto, transpupilar, realizado com o mínimo desconforto para o doente, de alta resolução (2 a 13 micrometros). Realizado sob midríase ou não, proporciona uma visão bidimensional das estruturas oculares, análoga à da ecografia modo B, mas utiliza um feixe de luz infravermelho, em lugar dos ultrassons.

Paquimetria Ultrassônica

Esse exame de ultrassom é usado para diagnóstico e acompanhamento de patologias da córnea. É também indispensável no planejamento das cirurgias refrativas. Evidencia edemas, ou afinamentos da córnea, como acontece em casos de Ceratocone, sendo também muito utilizado na avaliação do Glaucoma.

Refração

Constitui na medida objetiva da refração (grau) do paciente, através de aparelho computadorizado, independentemente de informações subjetivas (o cliente não precisa ler, ou informar se melhorou ou piorou). Essa avaliação ocorre  preliminarmente ao exame médico da refração, sendo também muito útil em pacientes que não são capazes de informar.

. Retinografia Simples

É um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Também é possível fotografar componentes do segmento anterior tais como: cápsula, esclera, conjuntiva e íris. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas

Topografia Corneana Computadorizada

A Topografia Corneana Computadorizada (Ceratoscopia) constitui no estudo detalhado da superfície corneana e da sua curvatura. A córnea é mapeada topograficamente e é digitalizado um mapa codificado por cores, através de análise computadorizada. É um exame muito utilizado para o acompanhamento e tratamento de várias doenças corneanas, como, por exemplo, o ceratocone.